sexta-feira, 5 de junho de 2009

Lista de Prêmios 5 (lista final)

Semana fraca no Concurso Escritores de Terror, com poucos contos novos. Vamos ver se a última lista de prêmios será eficaz em reverter a situação. Esta lista, assim como a anterior, será especial para mim, por diversos motivos. Primeiro, porque vou postar os prêmios oferecidos por duas escritoras talentosíssimas, que na minha opinião, são as melhores do terror nacional (que coisa, provavelmente são as duas melhores do terror internacional também!) : falo de Giulia Moon e Martha Argel. Segundo, porque aproveitei a oportunidade de estar oferecendo como prêmios alguns livros que já li, e fiz eu mesmo breves resenhas sobre eles. Mas você não encontrará essas resenhas aqui, e sim no meu novo blog A Biblioteca Mal-Assombrada!

Esse blog é um projeto antigo, mas que nunca tive tempo para começar. Pra ser franco, nem agora tenho muito tempo, mas achei o momento oportuno. Nesse blog, pretendo fazer resenhas e críticas (totalmente pessoais, isso sempre vai ficar claro) de livros que já li. O objetivo não é expor meu "vasto conhecimento sobre o assunto", nem ficar taxando alguns livros como bons e outros como porcarias. Meu objetivo principal é auxiliar os fãs de horror a saberem do que se tratam certos livros, encontrados em livrarias e sebos, principalmente. Afinal, nem sempre a palavra "terror" na capa indica que o livro será mesmo de terror, e muitos donos de sebo também têm dificuldade em saber a qual gênero pertence cada obra. Assim, vou falar um pouco sobre o conteúdo de livros que já li, um pouco da história, pequenas resenhas dos vários contos presentes em uma antologia e etc. Quadrinhos de terror também terão seu espaço, assim como biografias, notícias de novos livros, talvez entrevistas no futuro, resenhas de outros blogs com contos de terror, etc. Em resumo, a Biblioteca Mal-Assombrada funcionará como uma "central" de fãs do horror escrito, em suas diversas formas. E aceito colaboradores, quem quiser ajudar, mandando informações, correções, agradeço.

Enfim, os três primeiros prêmios da lista de hoje vão vir com links para as resenhas que fiz na Biblioteca Mal-Assombrada. Cliquem e sejam felizes (caso contrário, me façam feliz pelo menos, rsrs).

Por fim, essa lista é especial por outro motivo: os dois últimos livros mostrados são novas antologias (de vários autores), ainda não publicadas, que trazem contos meus! Um deles se chama Invasão, e o nome do outro é Draculea - O Livro Secreto dos Vampiros. E já que sou eu que estou dando esses prêmios, resolvi exercer um pouco o meu lado "arbitrário" (fiz esse concurso democrático demais, droga!) e criar um novo prêmio. Sim, isso mesmo, então leiam com atenção: criei um "prêmio técnico", para premiar o conto concorrente que mais me agradar. Simples assim (e esse conto terá destaque junto com os demais). Dessa forma, um bom conto que eventualmente será premiado pela votação popular, terá sua "redenção" (ou não. Se o conto que eu mais gostar for um dos três primeiros lugares na votação, então vai receber mais esse prêmio de lambuja). O autor que ganhar nessa categoria especial poderá escolher um desses dois livros (Invasão ou Draculea), e o outro irá para o primeiro lugar.

E é isso. Agora, vamos à lista final de prêmios:


A DAMA-MORCEGA, de Giulia Moon


Onze contos fantásticos da dama rubra do terror! Vampiros, fantasmas, lobisomens e criaturas nunca antes imaginadas se encontram na deliciosa narrativa da escritora paulistana! Clique no Link abaixo para ver minha resenha do livro!

A Dama-Morcega na Biblioteca Mal-Assombrada


Obs. O livro foi gentilmente doado pela autora Giulia Moon!


RELAÇÕES DE SANGUE, de Martha Argel


Um romance policial com vampiros? Sim, exatamente isso! Com diálogos espertos e tensão do início ao fim, Martha Argel mostra que a convivência entre humanos e vampiros nem sempre termina em romances recheados de juras de amor (muuuito pelo contrário, rsrs). Clique no link abaixo para mais uma resenha quentinha!

Relações de Sangue na Biblioteca Mal-Assombrada

Obs. O livro foi gentilmente doado pela autora Martha Argel!


A TORRE NEGRA, de Frodo Oliveira


Narrativas que saem do convencional, transitando entre o terror psicológico e o realismo fantástico! Frodo Oliveira trás histórias inovadoras e difícieis de encaixar em categorias específicas, mas que provocam calafrios, tensão e revolta, como os bons contos de horror devem fazer, além de uma ou outra emoção mais singela. Clique no link abaixo para breves comentários dos contos presentes no livro!

A Torre Negra na Biblioteca Mal-Assombrada

Obs. O livro foi gentilmente doado pelo autor Frodo Oliveira!


ESPELHOS IRREAIS, vários autores


Aqui vai um trecho da orelha do livro: "Medievais e atuais, cinco jovens autores cometeram a mágica desfaçatez de criar narrativas recheadas de reis, rainhas, dragões, princesas, bruxas e fadas. A escrita de alguns contos é deliberadamente anacrônica, evocando histórias infantis de Hans Christian Anderson ou relatos de cronistas medievais; em outros, a influência da linguagem cinematográfica é visível. E, muitas vezes, é inevitável lembrar das histórias de fadas escritas por Oscar Wilde. Nossos cinco audazes moços e moças, como bons brasileiros, são bons antropófagos: a ambientação da maioria dos relatos é européia, mas a voz dos narradores é, definitivamente, brasileira."

Links:

Para comprar o livro

Resenha

Obs. O livro foi gentilmente oferecido por Ana Cristina Rodrigues, organizadora e uma das escritoras da antologia!


INVASÃO, vários autores


Pois bem, não há muito o que falar do livro ainda, já que ainda não foi publicado (ah, e é um prêmio que vai demorar um pouco pra chegar, viu premiados? Mas chegará, garanto!); portanto, vou dizer qual foi a proposta apresentada para os autores: a Terra sendo invadida por... qualquer coisa! Alienígenas, criaturas vindas do centro da terra, viajantes do futuro, uma Susan Boyle de 700 metros de altura... enfim, qualquer coisa que saísse da cabeça alucinada dos escritores! Sei que o Ademir Pascale (organizador e escritor) teve bastante trabalho em selecionar as melhores histórias (e a minha entrou, lá lá lá lá lááá lá!), então podem esperar um conteúdo de qualidade (ou seja, provavelmente a "Boylezilla" não entrou, rs). Conforme já foi explicado, esse livro será oferecido como opção ao ganhador do prêmio técnico que, caso não goste de ficção científica, poderá optar pelo livro seguinte:


DRACULEA - O LIVRO SECRETO DOS VAMPIROS, vários autores


Vampiros, assim como seres humanos, possuem segredos; sejam informações íntimas que desejam guardar apenas para si, sejam mistérios sobre seu segundo nascimento ou a vida que veio antes disso. Não importa, o que importa é que eles farão de tudo para manter a costumeira discrição. Contudo, existe muita gente enxerida no mundo, e mesmo os mistérios mais bem guardados podem vir à público algum dia... E de fato, vieram!
Em Draculea, vinte e sete segredos são revelados para o ávido leitor de horror, sempre ávido por boas histórias. O segredo do livro em si (que vou revelar agora, apesar do perigo que me cerca, he he) é o seguinte: para o bom escritor, não existe tema clichê. A cada página (sim, já tive oportunidade de ler alguns contos desse aqui), vocês irão se deparar com situações novas, pontos de vista inéditos, detalhes inovadores que farão o leitor mais cético pensar "puxa, eu pensava que tudo de interessante sobre vampiros já tinha sido escrito!".
Ainda está incrédulo? Então aceite o desafio e leia Draculea - O Livro Secreto dos Vampiros, e descubra que, embora alguns segredos nunca devessem ser revelados, você irá agradecer por terem sido!
Este livro também é outro que vai demorar para chegar às mãos do vencedor, mas tenham paciência, assim que for possível eu faço o envio.

Obs. Meio óbvio, mas enfim, os dois livros acima foram muuuuito gentilmente oferecidos por mim!!!

Bem, e é isso. Espero que a grande lista de prêmios tenha agradado os corajosos que resolveram tentar a sorte no Concurso de Contos de Terror. Se você ainda não começou, ainda faltam dez dias para a data limite, ou seja, tem tempo. Abraços, e até mais!

Um comentário: